top of page

EMPRESA NÃO DEPOSITOU O FGTS, O QUE FAZER?

Recentemente o Governo autorizou saques do Fundo de Garantia: o trabalhador poderá sacar até R$ 500 a partir de setembro. No entanto, há episódios de empresas que não depositam o valor devido. O que fazer nesses casos?



Caso o trabalhador identifique que a empresa não realizou o recolhimento do FGTS, ele terá algumas opções. Separamos 4 para lhe ajudar.


1-O empregado pode entrar em contato com o departamento de recursos humanos da empresa e pedir o depósito dos valores atrasados.


2-O funcionário pode continuar trabalhando e reclamar o pagamento do FGTS judicialmente.


3- Se a empresa não efetua os depósitos ou atrasa reiteradamente, o empregado pode pedir a rescisão indireta por culpa da empresa, em que receberá todas as verbas rescisórias devidas.


Observação: Em determinadas ações, a Justiça tem entendido que somente a irregularidade nos depósitos do FGTS não é suficiente para que o pedido da rescisão indireta seja aceito. Sendo assim, o empregado deveria comprovar a necessidade de utilização do saldo não depositado e o prejuízo por isso. Nesses casos, alguns julgadores entendem que o valor é pacífico de pagamento até o fim do contrato de trabalho.


4-Em caso de o trabalhador descobrir após a saída da empresa que o FGTS não foi depositado, ele poderá ingressar com ação para pedir o pagamento do que é devido.


 

Quer saber mais sobre direitos trabalhistas? Cadastre-se na nossa newsletter.

Tem mais perguntas? Comente essa publicação.


4 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page