top of page

Síndrome do Esgotamento Profissional ou Síndrome de Burnout: não é desculpa, é uma doença!

Cansaço excessivo, dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança... São alguns dos sinais de esgotamento!


O que é a Síndrome de Burnout?


O termo “Burnout” é derivado do verbo inglês to burn out: “queimar por completo” ou “consumir-se”. A Síndrome de Burnout é um estado mental, emocional e físico de esgotamento extremo, resultado de um estresse crônico no trabalho, por recorrência excessiva de situações que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes.

Qual é a causa?


A principal causa da doença, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", é justamente o excesso de trabalho. Ambientes com condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes são os mais propícios ao desenvolvimento da doença. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão, em ambientes com excesso de cobranças, competitividade, acúmulo de responsabilidades, falta de reconhecimento e que demandam relacionamento interpessoal.


Quais são os sintomas? Como identificar?


A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.


Outros sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:

  • Cansaço excessivo, físico e mental;

  • Dor de cabeça frequente; Alterações no apetite; Insônia;

  • Dificuldades de concentração; Sentimentos de fracasso e insegurança; Negatividade constante; Sentimentos de derrota e desesperança; Sentimentos de incompetência;

  • Alterações repentinas de humor; Isolamento; Fadiga; entre outros.


Como é feito o diagnóstico? Qual tipo de profissional devo procurar?


O diagnóstico é feito por profissional especialista após análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.


Portadores de burnout têm direito a licença médica e auxílio-doença?


A síndrome é relacionada exclusivamente com o trabalho e por isso é equiparada a acidente de trabalho. E, como toda doença ocupacional incapacitante, após diagnóstico médico deve o empregado ser afastado do trabalho. Então, Sim. Pela legislação atual, portadores da Síndrome do Esgotamento Profissional têm esse direito e, em casos considerados graves, até à aposentadoria por invalidez.

16 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page