top of page

PRETENDE ALUGAR CARRO DURANTE O CARNAVAL? VEJA AS DICAS.

Antes de alugar um veículo, é importante que o consumidor esteja atento aos seus direitos e àquilo que está descrito no contrato.


O contrato de aluguel do carro deve conter as condições específicas de cada negociação, identificando as Partes Contratantes, o carro alugado, o período da locação, bem como os preços e demais custos envolvidos.

Além disso, estará explicado se a cobrança será feita por quilometragem, o tempo de locação, o que o seguro abarca, se o tanque de combustível deve estar cheio na devolução, qual o custo de devolvê-lo vazio, entre outras tantas informações.


Não pode haver no contrato cláusulas consideradas abusivas pelo Código de Defesa do Consumidor, que prevejam, por exemplo, a subtração ao consumidor da opção de reembolso de quantia já paga; estabelecimento de obrigações consideradas abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou que sejam incompatíveis com a boa-fé, entre outras.


Outra dica importante é: antes de pegar o carro, faça a vistoria. O consumidor precisa acompanhá-la, pois nesta hora que são verificadas as possíveis avarias do veículo — riscos na lataria, marcas, falta de um estepe, o estado geral do estofamento e dos demais itens do automóvel.

A vistoria é de suma importância, tendo em vista que normalmente há previsão em contrato para que ocorrendo danos ao carro alugado, a locadora seja ressarcida.


Por isso, acompanhe o funcionário da locadora e confira se tudo está sendo detalhado no documento da vistoria do modo correto e tire fotos.


Não hesite em tirar todas as possíveis dúvidas, pois o consumidor tem o direito à informação sobre o que está contratando e o fornecedor tem o dever de informar, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

 

Quer saber mais sobre direitos do consumidor? Cadastre seu e-mail.

13 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page