top of page

REDUÇÃO DE SALÁRIO: QUAIS OS REQUISITOS?

Atualizado: 14 de out. de 2020

A MP 936/20 foi convertida na Lei 14.020/20, trazendo alterações importantes nos requisitos para a redução proporcional da jornada de trabalho e salário. Entenda.

A Medida Provisória 936/20 foi convertida na Lei 14.020/20 com alterações em seu texto produzidas pelo Congresso Nacional e vetos pelo Executivo.


Além disso, o Decreto nº 10.470/20 prorrogou novamente os prazos para redução proporcional da jornada de trabalho e salário, bem como da suspensão do contrato de trabalho, podendo ambos alcançarem o limite máximo de 180 dias.


Com todas essas novas regras, é muito importante que você esteja atento sobre seus direitos e deveres, sendo empregador ou empregado.

Redução proporcional da jornada de trabalho e salário


Empregador e empregados poderão acordar a redução proporcional da jornada de trabalho e dos salários por até 120 dias, com mais 60 dias de prorrogação através do Decreto nº 10.470/20, totalizando 180 dias.


Mas quais são os requisitos para a redução da jornada e salário?


  • A Lei estabelece que para que haja a redução, é necessário preservar o valor do salário-hora de trabalho do empregado.

  • Além disso, a pactuação do acordo de redução proporcional da jornada de trabalho e salário pode ser feita de forma individual, através de acordo individual escrito entre empregador e empregado.

  • Na hipótese de pactuação por acordo individual escrito, deve haver o encaminhamento da proposta de acordo ao empregado com antecedência de, no mínimo, 2 (dois) dias corridos.

  • A novidade introduzida pela Lei 14.020/20 é que a pactuação pode se dar também de forma departamental, setorial ou na totalidade dos postos de trabalho, através de convenção ou acordo coletivo de trabalho.

  • A redução da jornada de trabalho e salário se dará, exclusivamente, nos percentuais de 25%, 50% e 70%.


Garantia Provisória no emprego


O trabalhador que tiver a jornada de trabalho e salário reduzidos, tem direito à garantia provisória no emprego durante o período de redução e após o restabelecimento da jornada por período equivalente ao da redução.


Por exemplo: empregado teve redução de salário por 2 meses, deve ser garantida uma estabilidade dos 2 meses e de mais os 2 meses seguintes, no total de 4 meses.

 

Quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail.

14 visualizações

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page