top of page

VAI COMPRAR ONLINE NA BLACK FRIDAY? CONFIRA ALGUMAS DICAS.

Atualizado: 25 de nov. de 2020

Vendas online no Brasil cresceram 47% no primeiro semestre. Entenda seus direitos!


Mercado E-commerce


Segundo relatório do Ebit/Nielsen, o Covid-19 estimulou um significativo crescimento nas compras online, levando 7,3 milhões de novos consumidores ao e-commerce. O "boom" no mercado eletrônico fez com que o Brasil registrasse um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram por mês durante o período da quarentena.


Levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico- Abccom indicou que mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet e os setores que estão em alta são os da moda, alimentos e serviços.


Com o advento da #BlackFriday e os eventos de fim de ano, a expectativa é que as vendas online aumentem ainda mais. Entretanto, infelizmente os números de fraudes ocorridas também vem crescendo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que você realize uma compra segura, sempre atentando para seus direitos básicos como consumidor.

Como realizar uma compra segura e evitar fraudes?


1- Pesquise sobre a Reputação da Empresa


Como dito, o número de lojas virtuais cresce a cada dia e, a menos que você esteja comprando em um site já reconhecido, é muito importante pesquisar sobre a reputação do vendedor. O próprio Google geralmente possui uma ferramenta de avaliação nos motores de busca. Outro site aconselhado é o Reclame Aqui.


2- Use dispositivos pessoais


Os especialistas recomendam evitar a compra através de computadores, celulares ou dispositivos de terceiros. Além disso, não é indicado utilizar rede de Wifi gratuito, haja vista o risco de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão, podendo o cibercriminoso acessar aos seus dados enquanto realiza compras na web.


3- Confira se o site é seguro


Para conferir se o site é seguro para realizar compras online, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar sobre a reputação e histórico do site. Busque saber se há avaliações de outros usuários pela internet contando sua experiência de compra.


Outra coisa interessante é buscar por selos de segurança, que geralmente ficam no rodapé do site. Alguns dos selos mais conhecidos são: E-bit, Norton Segured e Certificado SSL. Por fim, outro conselho proveitoso é evitar clicar em links encurtados, anúncios e banners.


4- Atenção com e-mail marketing e links recebidos


Verifique o endereço de e-mail e URL dos e-mails promocionais que você recebe. Atente se o endereço que aparece após o @ refere-se ao site oficial da empresa. Cuidado também com mensagens e links suspeitos recebidos por WhatsApp.


5- Evite compras através das redes sociais


Não é indicado realizar compras através do direct do Instagram, WhatsApp ou Facebook. A não ser que as redes sociais sirvam apenas para o esclarecimento sobre a compra, o consumidor deve evitar enviar dados como nome, CPF, Data de nascimento, Número de Cartão de Crédito e principalmente o Código de Segurança do Cartão.


Por isso, certifique-se de que o número do whatsapp ou rede social pertence realmente a uma empresa confiável e peça o link do site oficial.

 

Quer receber mais conteúdo como esse? Cadastre seu e-mail.

41 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page